RS: Passaporte em São José garante mais oito animais na Morfologia Expointer
CI
Imagem: Divulgação
PECUÁRIA

RS: Passaporte em São José garante mais oito animais na Morfologia Expointer

Destaque ficou por conta de égua de cabanha de Barra do Ribeiro (RS) que ficou com o título de melhor exemplar da raça
Por:

Pela primeira vez no município de São José, localizado no litoral catarinense, mais uma Morfologia Passaporte do ciclo 2022 realizou-se indicando oito novos animais que garantem a sua vaga na grande final morfológica da raça Crioula. Os mais de 60 exemplares marcados participando da competição no CTG Os Praianos, na cidade litorânea de São José, atestam a demanda expressiva que existia por uma seletiva deste porte na região - demanda que o “jovem” Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho dedicou-se a suprir. Sob a supervisão técnica de Romeu Koch, a Morfologia Passaporte foi concluída com sucesso, mas a comunidade crioulista segue reunida no CTG para mais três dias de evento: até domingo, ainda serão realizadas Credenciadoras ao Freio de Ouro, ao Freio do Proprietário e ao Freio Jovem.

Responsável pelo julgamento da Passaporte, o técnico e jurado Cláudio Neto de Azevedo aplaudiu a quantidade e qualidade dos animais apresentados na exposição: “O Núcleo está de parabéns porque tivemos bastantes animais marcados presentes, e o nível dos animais apresentados foi excelente, chamou a atenção”, diz. Cláudio deu destaque para as fêmeas: “São animais de ponta que vão representar muito bem o estado de Santa Catarina na final da Expointer. Foi uma decisão difícil, tivemos muitas potrancas em condições de entrar na pista de Esteio. A gente lamenta que muitas tenham ficado de fora”, conta o jurado.

Não por acaso, quem recebeu o título de Melhor Exemplar da Raça na exposição foi, justamente, uma fêmea: a Grande Campeã e Campeã Égua Menor Linda de Fato D’Los Brittes. De acordo com a avaliação do jurado Cláudio Neto de Azevedo, a égua colorada filha de Guachigo No Te Achiques e Paola do Cerro Frio “está num momento ímpar, é muito equilibrada, esbanja feminilidade e qualidade de aprumos, e tem passagens muito suaves nas suas linhas”. Vinda como uma forte aposta da Cabanha D’Los Brittes, de Barra do Ribeiro, Linda de Fato já tem marcados na sua campanha morfológica cinco grandes campeonatos em outras exposições das quais participou, e vai agora ter sua segunda oportunidade de se apresentar na pista de Esteio.

Ponteando a fila dos Machos, eleito como Grande Campeão da Exposição, ficou mais um exemplar de pelagem gateada: Entonado da OCA. O jurado Cláudio Neto de Azevedo ressaltou sua masculinidade e estrutura óssea, e o descreveu como um animal “bonito e de paleta muito potente”. Exposto por Sandro Luis Spezia e criado pela Cabanha OCA, de Mafra (SC), o cavalo é filho de Gato da Vila Velha com Tertúlia da OCA. Na exposição, Entonado da OCA foi apresentado pelo domador Abrão de Borba, que fez, neste evento, a sua estreia em uma Morfologia Passaporte — começando com o pé direito!

Com apenas três anos de existência, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho está, neste Ciclo, investindo em seu primeiro evento de grande porte. Para o dirigente do Núcleo Guilhermo Borguezan, a realização de uma Morfologia Passaporte no litoral catarinense é um passo relevante para o fomento da criação de Cavalos Crioulos na região: “É muito importante para que os criadores da volta possam melhorar o seu olhar, afinal puderam ver aqui animais de altíssimo nível vindos de muitos lugares”, diz, referindo-se aos competidores que vindos do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, do interior de Santa Catarina e até mesmo do Tocantins. Com o sucesso na realização deste evento, o Núcleo não pretende parar por aqui, como diz o seu Presidente, Ednei Ribeiro: “No mesmo embalo que a gente tem vindo, a gente pretende manter outras provas ao longo do ano. Já temos uma programação até o fim do Ciclo”, conta. Ficamos no aguardo dos próximos capítulos.

Confira os resultados

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
LINDA DE FATO D'LOS BRITTES
CRIADOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES, EXPOSITOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES, ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS BRITES, BARRA DO RIBEIRO (RS)

Reservada Grande Campeã
BRIDA DE LAS BUENAS
CRIADOR: PAULO HAFNER E LUIS CARLOS KOCZKODAY, EXPOSITOR: LUIS CARLOS KOCZKODAY, ESTABELECIMENTO: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, SÃO FRANCISCO DE PAULA (RS)

Terceira Melhor Fêmea
QUE MANCHA DO MORRO CHATO
CRIADOR: MARLUS ARRUDA SILVA, EXPOSITOR: MANUELLA RIBEIRO ARRUDA SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA MORRO CHATO, PAINEL (SC)

Quarta Melhor Fêmea
SEDUTORA DO RECANTO CRIOULO
CRIADOR: ADELMO HESS, EXPOSITOR: ADELMO HESS, ESTABELECIMENTO: EST NCIA TRÊS COXILHAS, BARRA VELHA (SC)

MACHOS

Grande Campeão
ENTONADO DA OCA
CRIADOR: OTO BREIER, EXPOSITOR: SANDRO LUIS SPEZIA, EST NCIA CABANHA DA OCA, MAFRA (SC)

Reservado Grande Campeão
MAJESTOSO DO FUNDO
CRIADOR: EVERALDO DOS SANTOS LOPEZ, EXPOSITOR: EVERALDO DOS SANTOS LOPEZ, ESTABELECIMENTO: CABANHA DO FUNDO, URUGUAIANA (RS)

Terceiro Melhor Macho
LINDO DE FATO D'LOS BRITTES
CRIADOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES, EXPOSITOR: PAULO RICARDO CAMBOIM BRITTES, ESTABELECIMENTO: CABANHA D LOS BRITES, BARRA DO RIBEIRO (RS)

Quarto Melhor Macho
JUSTO DO RESPLENDOR
CRIADOR: JULIANO FONSECA MOTTER, EXPOSITOR: ADROALDO ALVES DE MACEDO, ESTABELECIMENTO: CABANHA ROTA DO TROPEIRO, CAXIAS DO SUL (RS)


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.