CI

RS: Pecuária tem desafio de aumentar rentabilidade ao produtor

Para conter o avanço da soja, é fundamental aumentar a rentabilidade da pecuária


Mainardi disse que para conter o avanço da soja, é fundamental aumentar a rentabilidade da pecuária

Os desafios para a modernização da pecuária gaúcha pautaram os discursos de lideranças ruralistas e políticas na abertura da 39ª Expofeira Regional de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul, na manhã deste domingo, 6, no Parque de Exposições de São Sepé. Há uma preocupação com o avanço da soja em campos tradicionais de exploração pecuária.


O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, depois de destacar o excelente momento da agropecuária, disse que, para conter o avanço da soja, é fundamental aumentar a rentabilidade da pecuária. "Por isso, temos que aprofundar o debate para definir quais medidas podem, efetivamente, contribuir para levar ao pecuarista mais rentabilidade". Na opinião do secretário, o setor precisa atender as exigências dos mercados importadores de carne, para que o produto seja comercializado por melhores preços.

Já o vice-governador Beto Gril, que representava o governador Tarso Genro, relatou o encontro que teve com o maior importador de carne do Reino Unido, há poucos dias. "Eles querem comprar toda a carne que tivermos para oferecer, pois conhecem a qualidade do nosso produto, mas exigem que os animais estejam rastreados", explicou Gril, para em seguida dizer que o Brasil, por falta da identificação individual dos rebanhos em maior escala - hoje apenas 170 propriedades gaúchas rastreiam - não ocupa nem 20% da cota Hilton à disposição da industria frigorífica nacional.

O vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, também manifestou preocupação com o crescimento da lavoura de soja e anunciou que a entidade deverá lançar, no próximo ano, o programa da Pecuária de Precisão, com o objetivo de estimular o aumento da renda no setor.


Cachoeira
Antes de participar da feira em São Sepé, Mainardi esteve na feira de Cachoeira do Sul. Lá, visitou estandes, conversou com o presidente do Sindicato Rural, Paulo Schwab, e com o prefeito Neiron Viegas. Trataram, entre outros temas, de parceria para revitalizar as instalações da Inspetoria de Defesa Agropecuária do município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.