RS: piscicultura é tema de seminário durante 9ª Exporoca e 12ª Fecarpa de Roca Sales
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

RS: piscicultura é tema de seminário durante 9ª Exporoca e 12ª Fecarpa de Roca Sales

O município aparece na 15ª colocação em matéria de produção de carpas
Por:

Como parte da programação da 9ª Exporoca e 12ª Fecarpa, feira que segue até domingo (13/03), em Roca Sales, a Emater/RS-Ascar realizou nesta sexta-feira (11/03), nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mais uma edição do Seminário de Piscicultura. Acompanhada por cerca de cem pessoas, entre público presencial e online, a atividade contou com uma série de palestras em que foram discutidos temas, como policultivo de carpas, construção de viveiros pra piscicultura e produção e manejo de tilápias, entre outros.

Na aberta da programação, o secretário de Agricultura Noé Schaffer e o extensionista aposentado da Emater/RS-Ascar Deoclésio Piccoli realizaram um resgate histórico da piscicultura no município que, hoje, consolida Roca Sales como o décimo maior produtor de pescados do Estado e o primeiro no Vale do Taquari. Quando o recorte é nacional, o município aparece na 15ª colocação em matéria de produção de carpas, lembra Piccoli, citando dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com cerca de 380 produtores de peixes sendo 130 para comercialização e 660 viveiros, a produção total alcança as 120 toneladas de pescados ao ano. O extensionista da Emater/RS-Ascar Guilherme Miritz explica que esta é uma atividade que tem se desenvolvido no Brasil, já que possibilita aos agricultores uma alternativa de renda a partir da diversificação, com custos baixos e bom aproveitamento de espaços, especialmente nas pequenas propriedades. Localmente são mais de 35 anos de desenvolvimento da piscicultura, com diversas ações e políticas públicas, que desencadearam uma série de estratégias para o setor, analisa Miritz.

Entre os programas esteve uma política municipal para a piscicultura, que partiu de um diagnóstico que evoluiria para capacitações, para o melhoramento de açudes e para a adoção do sistema semi-intensivo para policultivo de carpas, que se apresentaria como opção. O manejo para esse modelo, que envolve a criação conjunta de carpas capim, húngara, cabeça-grande e prateada, foi explicado por Miritz, que também forneceu informações sobre a criação intensiva de peixes. Em ambos os casos, a qualidade da água, a adubação, a alimentação e o controle de predadores auxiliam na obtenção de resultados satisfatórios, salientou.

O seminário foi finalizado com painel da zootecnista e mestre em Nutrição Edirlene Arnhold, que destacou modelos de produção e manejo para a produção de tilápias cultivo que tem crescido no país e com apresentação de resultados da Unidade de Referência Técnica (URT) de produção de tilápias no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo esta última atividade, ministrada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar João Sampaio e Diego Oliveira. Oliveira deu detalhes sobre as condições do viveiro e manejo, analisando os dados alcançados.

Prestigiado por lideranças, como o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, a presidente da 9ª Exporoca e 12ª Fecarpa, Marlisa Sartori Bratti, e os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Cristiano Laste e Carlos Lagemann, além de representantes de entidades de mais de 20 municípios, o evento foi saudado por representar uma retomada de ações parcialmente presenciais. A Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, apoia agricultores em todas as etapas que envolvem a piscicultura e está presente em outras ações durante o evento.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.