CI

RS: produção de 3 mil quilos de abóbora surpreende em propriedade de Porto Mauá

Na propriedade de Armindo e Nair Ghellar, na linha Batuta abóbora certamente não falta


Foto: Divulgação

Na propriedade de Armindo e Nair Ghellar, na linha Batuta, interior de Porto Mauá, abóbora certamente não falta. O casal se surpreendeu com os mais de 3 mil quilos da cucurbitácea na propriedade, cultivada em conjunto com o casal de amigos Mário e Ortenila Parussolo. Além da quantidade a produção da safra 2021 surpreende também pelo tamanho das abóboras: algumas superam 22 quilos.

O produtor Armindo Ghellar conta que já haviam semeado abóboras em anos anteriores, mas nunca tinham colhido tanto. "Já colhemos bastante ano passado, mas neste ano foi fora do comum, se espalhou para uma área para além de onde foi semeado". Tudo isso, segundo ele, sem a necessidade de um manejo especial.

As abóboras foram semeadas em uma área que já serviu de potreiro e estava em pousio há alguns anos. O extensionista da Emater/RS-Ascar Charles Fernantes explica que o fato de a produção ter sido implantada em uma área com disponibilidade de matéria orgânica seca pode ter contribuído, além de condições climáticas favoráveis como calor combinado a chuvas regulares no período de desenvolvimento vegetativo e maturação.

A produção será destinada para a alimentação humana e oferta para os animais, como suínos. Os casais vão usar a criatividade na produção de geleias, doces e outros pratos. "Vamos usar para consumo e também estamos doando para conhecidos", relata Ghellar.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.