CI

RS: quatro animais são passaporteados à Expointer através da Outonal de Esteio

Seletiva no Parque de Exposições Assis Brasil confirmou exemplares da raça Crioula para a Nacional da Morfologia


Foto: Divulgação

Na tradição que carrega a pista do Parque Assis Brasil em Esteio (RS), mais vagas na Expointer foram preenchidas pelos animais que se consagraram como vencedores na Passaporte Expo-Outonal. Com a participação de 43 animais marcados (além de 14 concorrentes na categoria Incentivo), a exposição confirmou a ida de mais quatro exemplares (duas fêmeas e dois machos) para a lista de concorrentes do momento máximo do ciclo. Na avaliação do jurado João Francisco Silveira, são “animais que certamente vão representar muito bem a nossa raça, tanto em Esteio neste ano quanto daqui para frente”. Liderando o grupo de passaporteados, a fêmea Imperatriz do Açungui e o macho Patrão Cavalera foram selecionados como os grandes campeões, ponteando as filas em suas respectivas categorias.

Na categoria das Fêmeas quem garantiu o Grande Campeonato - e também a escarapela de Melhor Exemplar da Raça - em sua fileira de conformação foi a gateada Imperatriz do Açungui. A Égua Menor se destacou graças ao seu equilíbrio entre relevo muscular, feminilidade e selo racial, demonstrando um ótimo nível entre suas concorrentes. “Uma égua de encher os olhos, que, além de estar no ponto, também promete um belo desenvolvimento para o futuro. Com todas essas qualidades ela ainda possui linhas superiores muito firmes, com terminações suaves em sua garupa, o que garante leveza e conforto para quem montá-la”, conclui o jurado. A vencedora é filha de Alto Astral de Santa Edwiges e Gordita 178 da Vendramin. Criada e exposta por Luiz Ernesto Wendler e Filhos, da Cabanha Açungui, de Balsa Nova (PR).

O resultado da categoria Machos sagrou na ponta da ordenação o representante que se destacou entre os mais jovens na disputa. O potranco (menor) Patrão Cavalera foi anunciado como o Grande Campeão da exposição, se sobressaindo aos olhos do jurado. “Sobra raça, requinte, muita qualidade na cabeça, muita evolução nos seus andares, linhas firmes, muita leveza, com bastante preponderância muscular, muito equilíbrio nas suas partes. Um potranco que realmente encanta”, foi com estes comentários técnicos que o jurado pontuou sua decisão do vencedor do grande campeonato.  Patrão Cavalera é filho de As Malke Sedutor-Te e Jasmin Cavalera, sendo de criação e propriedade de Rafael Grimm Vaz e Eliana Sussembach Vaz, proprietários da Cabanha Cavalera, localizada em Bagé (RS).

A Passaporte Expo-Outonal 2022 teve o patrocínio de Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio das cabanhas parceiras, Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Tamanca, Estância Tamareira e Estância Vendramin.

Confira os resultados

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã (Passaporteada)
IMPERATRIZ DO AÇUNGUI
CRIADOR: LUIZ ERNESTO WENDLER E FILHOS EXPOSITOR: LUIZ ERNESTO WENDLER E FILHOS ESTABELECIMENTO: CABANHA AÇUNGUI, BALSA NOVA (PR)

Reservada Grande Campeã (Passaporteada)
BASCA GISELE
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA (RS)

3ª Melhor Fêmea
BASCA GRALHA
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA (RS)

4ª Melhor Fêmea
GAP MANDIYU
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES EXPOSITOR: EDUARDO MACEDO LINHARES ESTABELECIMENTO: EST NCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA (RS)

MACHOS

Grande Campeão (Passaporteado)
PATRÃO CAVALERA
CRIADOR: RAFAEL GRIMM VAZ E ELIANA SUSSENBACH VAZ EXPOSITOR: RAFAEL GRIMM VAZ E ELIANA SUSSENBACH VAZ ESTABELECIMENTO: CABANHA CAVALERA, BAGÉ (RS)

Reservado Grande Campeão (Passaporteado)
RZ NO ME TOQUES II DA CARAPUÇA
CRIADOR: RUBENS ELIAS ZOGBI EXPOSITOR: RUBENS ELIAS ZOGBI ESTABELECIMENTO: EST NCIA DA CARAPUÇA, CRISTAL (RS)

3º Melhor Macho
BELLE PISTERO
CRIADOR: ELIZABETH LEMANSKI EXPOSITOR: ELIZABETH LEMANSKI ESTABELECIMENTO: FAZENDA PARAÍSO, BALSA NOVA (PR)

4º Melhor Macho
ÓPIO DA BARAÚNA
CRIADOR: BARAÚNA AGROPASTORIL INDUSTRIAL LTDA. EXPOSITOR: BARAÚNA AGROPASTORIL INDUSTRIAL LTDA. ESTABELECIMENTO: CABANHA BARAÚNA, ARROIO GRANDE (RS)
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.