CI

RS: semeadura da soja chega a 84%

Semeadura da soja no RS mantém ritmo lento


Foto: Divulgação

A semeadura da soja no Rio Grande do Sul continua em um ritmo mais lento em relação às semanas anteriores, influenciada pela umidade do solo e chuvas persistentes, principalmente na região Norte do estado. Apesar disso, mesmo nessas áreas com maior acúmulo de chuva, pequenas janelas temporais possibilitaram o avanço da semeadura, conforme apontado pelo Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (14/12). A área plantada atingiu 84%, porém, permanece atrasada em comparação com a média dos últimos cinco anos e próxima à semeadura registrada no mesmo período do ano passado.

O desenvolvimento da cultura da soja demonstrou melhorias significativas, com rápido desenvolvimento de folhas e aumento visível na área foliar. As lavouras semeadas entre o final de outubro e a primeira metade de novembro estão apresentando recuperação no crescimento, embora ainda exibam caules finos e folhas basais de tamanho reduzido. Já as lavouras semeadas a partir de meados de novembro mostram uma emergência mais uniforme e um desenvolvimento inicial dentro do esperado, com folhas bem desenvolvidas desde o surgimento das plantas.

Os produtores estão realizando monitoramento constante para controlar a infestação de ervas daninhas, aproveitando as condições climáticas favoráveis para seu crescimento. Além disso, há foco especial no monitoramento de doenças, especialmente da ferrugem asiática. As plantas espontâneas (guaxas), oriundas de grãos perdidos na safra anterior e que estão apresentando sintomas da doença, foram observadas em várias regiões, com maior incidência na região Centro Oeste. Os esporos do fungo estão sendo detectados nos coletores do Programa Monitora Ferrugem desde outubro. Como resultado da proximidade do fechamento das entrelinhas nas primeiras lavouras implantadas, alguns produtores já estão iniciando os protocolos de aplicação de fungicidas.

Quanto aos preços, o valor médio da saca de 60 quilos, conforme levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, teve uma redução de 0,96% em comparação à semana anterior, passando de R$ 139,97 para R$ 138,63.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.