RS: solenidade marca entrega do Certificado de Entidade Beneficente à Ascar
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

RS: solenidade marca entrega do Certificado de Entidade Beneficente à Ascar

A Ascar recebe oficialmente o certificado de Entidade Beneficente
Por:

A Ascar recebe oficialmente o certificado de Entidade Beneficente. Na tarde desta quarta-feira (10/02) foi realizado no Palácio Piratini o ato simbólico de entrega do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) à Ascar, o qual reconhece oficialmente a Instituição como assistencial até março de 2023. A solenidade, que foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Governo do Estado, que foi acompanhada por cerca de 800 pessoas, contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário e do adjunto da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho e Luiz Fernando Rodriguez Júnior, do presidente e diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Geraldo Sandri, Alencar Rugeri e Vanderlan Vasconselos.

A certificação, vencida em 11 de março de 2020, teve sua solicitação de renovação realizada junto ao Ministério da Cidadania em 26 de novembro de 2019, sob o protocolo 235874.0009094/2019, e publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro, na Edição 12 | Seção 1 | Página 21, e assinado pelo secretário Nacional de Assistência Social substituto, Miguel Ângelo Gomes Oliveira.

Na prática, o documento viabiliza a Instituição, ao isentar o recolhimento de contribuições sociais, e permite a priorização nas assinaturas de convênios e contratos com o poder públicos. Sendo ele primordial para a continuidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestados há mais de 65 anos para, atualmente, mais de 200 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, assentados, pescadores artesanais, especialmente em comunidades mais vulnteráveis.

O governador valorizou a parceria da Instituição com a Seapdr e com as prefeituras de 100% dos municípios gaúchos. Quando prefeito de Pelotas, trabalhava muito em parceria com a Emater para dar apoio à nossa comunidade, sendo um canal facilitador para acesso a políticas públicas.

É uma demanda antiga e histórica, protocolada em novembro de 2019, que finalmente conseguimos acelerar. Esta certificação viabiliza a operação da Emater, garantindo a continuidade de suas ações, destacou Covatti Filho.

Sandri afirma se tratar de uma fundamental conquista que significa o reconhecimento pelo esforço de todos os trabalhadores da Instituição, que contou com o apoio da Diretoria e do secretário Covatti, junto ao Ministério da Cidadania, para viabilizar a renovação do Cebas. Essa renovação mais o contrato que a Instituição assinou, em julho de 2020, por cinco anos com a Seapdr, nos dá garantia dos serviços gratuitos e de qualidade da Aters ao público assessorado. Hoje é um dia de celebração por esta conquista.

Em sua fala, o adjunto da Seapdr, Rodriguez Júnior, fez um resumo da luta constante e antiga para para conquista dessa renovação.

Durante o evento houve ainda a entrega simbólica do certificado e de relatório de gestão da Emater/RS-Ascar, bem como o anúncio da reinauguração, no próximo mês, do Escritório Central da Instituição, que incendiou há dois anos. Período em que foram investidos R$ 12 milhões para recuperação do prédio. Para quem perdeu a transmissão ao vivo, a gravação está disponível em https://bit.ly/2Z62AJW
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink