CI

RS: tardes quentes e pancadas de chuva nesta semana

Os últimos sete dias foram marcados por grande alternância nas condições do tempo no Sul do Brasil


Foto: Eliza Maliszewski

Os últimos sete dias foram marcados por grande alternância nas condições do tempo no Sul do Brasil. Tivemos temperaturas máximas elevadas e até uma onda de frio branda nos primeiros dias de janeiro, mas sem danos às culturas.

Com relação às chuvas, a distribuição foi muito irregular, com acumulados de menos de 10 milímetros. Atualmente, com a semeadura já implantada no Rio Grande do Sul, os índices de umidade do solo estão atualmente na marca dos 40 a 50% no Centro, Sul e Planícies.

Para os próximos sete dias, segue a condição tropical, ou seja, calor e pancadas de chuva nas áreas produtoras. Entre terça (5) e quinta-feira (7) dessa semana, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica que se alimentam da umidade da Amazônia vão trazer chuva forte com trovoadas, ventania e eventual granizo. Mesmo assim, a Metade Sul gaúcha tem chuva menos volumosa e frequente, com acumulados abaixo dos 20mm.

A tendência de umidade no solo é de continuar no mesmo patamar nesta semana na maior parte do Estado, exceto na Zona Sul onde há possibilidade de incremento de até 10%. Posteriormente, os modelos atmosféricos indicam a migração das áreas de chuva para o Centro-Norte do País. Assim, mesmo que a chuva não cesse completamente no Sul, acontece de forma muito irregular e com acumulados baixos nas próximas duas semanas, em meio a temperaturas elevadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.