RS: tecnologias e inovações no meio rural são debatidas em Dia de Campo
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

RS: tecnologias e inovações no meio rural são debatidas em Dia de Campo

A atividade teve o objetivo de debater tecnologias e inovações disponíveis para o produtor rural
Por:

Um público de mais de 100 pessoas de diversos municípios dos vales do Taquari e Caí participou na tarde de quarta-feira (20/04) de um Dia de Campo em Cruzeiro do Sul. A atividade foi realizada na propriedade da família Müller, da localidade de Boa Esperança Baixa, e teve o objetivo de debater tecnologias e inovações disponíveis para o produtor rural. Na ocasião foram apresentadas quatro estações onde foram discutidos temas, como, sistemas de irrigação, importância da reservação da água, controle da cigarrinha do milho e manejo dos solos.

Anfitrião do dia, o agricultor Rafael Müller destacou a importância do investimento em tecnologias que "se pagam" rapidamente e que possibilitam um aumento na produtividade de forma sustentável e com reaproveitamento de recursos. Um dos responsáveis pela estação sobre sistemas de irrigação, o produtor salientou o fato de não ter tido praticamente nenhum problema de falta de água na propriedade, em um ano marcado pela estiagem. "E isso a gente obteve tendo apenas um açude de 1,3 hectares de lâmina, que bombeia água nos nossos oito hectares de pastagens e lavouras de milho e de soja", explica.

Bovinocultores com 22 vacas em lactação, que produzem cerca de 350 litros ao dia, a família necessita de um grande volume do recurso natural para a manutenção de suas atividades. "Possuímos o açude há uns 20 anos e de uns cinco anos pra cá decidimos investir no sistema de irrigação por aspersão, com o uso de um carretel, que distribui 27 mil litros de água por hora na lavoura", comenta. Mãe de Rafael, Doralice Müller garante que os investimentos feitos por meio de linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) reduziram as frustrações. "As perdas chegaram a ser de 100% na época", afirma.

Em sua manifestação, Rafael explicou que o valor investido em bombas, tubulações e no próprio carretel foi de cerca de R$ 150 mil. "Imagina quanto de prejuízo eu não teria em um ano como este?", questionou. A possibilidade de reservar água para aplicação na propriedade nas mais diversas atividades, também foi discutida em outra estação. Exemplos como o uso de caixas da água, cisternas, implantação de açudes ou outros permitem guardar a água da chuva, que cai em abundância na região. "Temos uma sazonalidade das precipitações e é com ela que temos de trabalhar", pondera o extensionista da Emater/RS-Ascar Maurício Antoniolli.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, a Emater/RS-Ascar também esteve presente nas outras estações, reforçando a importância da análise de solo, da adubação correta e do manejo de cobertura. "Muitas vezes não se dá a devida atenção ao solo e ele é a base de tudo, ajudando, também na retenção de água", frisou o extensionista Marcos Bender. Na última estação, o extensionista Alano Tonin comentou sobre a necessidade de controle permanente da cigarrinha e quais as formas de manter sua população baixa.

Parte das ações do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho/RS) da Seapdr, a atividade buscou fomentar ações que visem a ampliação da área irrigada de grãos, com o aumento da assistência técnica e, consequentemente, da renda dos agricultores. Apoiado pelo Programa Irriga+RS, pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, pela cooperativa Sicredi e pela Empresa KWS Milho, o Dia de Campo contou com a presença de autoridades como os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste e Carlos Lagemann, do secretário de Agricultura José Paulo Mallmann e do supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann. Os extensionistas Letícia Mairesse, Maurício Antoniolli e Marli Diehl contribuíram em todas as etapas da atividade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.