CI

RS: Travesseiro programa primeiro Encontro de Sementes Crioulas

O município de Travesseiro programa para a próxima quinta-feira (30/06) o seu primeiro Encontro de Sementes Crioulas


Foto: Divulgação

Com o tema "Sementes crioulas semeando vida", o município de Travesseiro programa para a próxima quinta-feira (30/06) o seu primeiro Encontro de Sementes Crioulas. Com início previsto para às 13h, o evento ocorre na Sociedade Esportiva Recreativa do Juventude. Na ocasião, haverá palestra sobre a importância da preservação da biodiversidade, depoimentos de agricultores ecologistas de Forqueta e Arroio do Meio sobre produção de alimentos em base ecológica, homenagens, bênçãos, além da troca de sementes, mudas e raízes. A tarde deverá ser concluída com lanche.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Márcia Fonseca salienta que a atividade visa valorizar os agricultores que se dedicam à produção e manutenção de cultivos crioulos, estimulando-os para a troca. "E será justamente a multiplicação que possibilitará a preservação e a continuidade destas variedades, que contribuem para uma alimentação mais saudável e sustentável", analisa Márcia, que reforça a importância de cada participante trazer seus cultivos para compartilhar.

A realização é da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Prefeitura de Travesseiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Departamento de Meio Ambiente, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diocese de Santa Cruz do Sul, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil Marques de Souza, Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) e Associação dos Artesãos de Travesseiro, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto e Paróquia Nossa Senhora da Purificação.

Programação:

13h - Recepção e Abertura

13h50 - Palestra "A importância das sementes crioulas para preservação da biodiversidade" - Nutricionista da Emater/RS-Ascar Tatiane Turatti

14h30 - Depoimento do Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta

14h45 - Homenagem à produtora local

15h - Benção das sementes

15h25 - Momento da troca e lanche

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.