CI

RS: trigo apresenta recuperação em lavouras de agricultores da região

Devido à chuvarada o cereal perdeu muita adubação



O trigo da atual safra apresenta recuperação na área de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, após as intensas chuvas, especialmente do final de junho e início de julho. Conforme o engenheiro agrônomo, Gilberto Bortolini, a aplicação de uréia e fungicida por parte dos agricultores auxilia diretamente na melhoria da cultura.
 
Devido à chuvarada o cereal perdeu muita adubação, por isso agora a importância da cobertura nitrogenada. Bortolini esclarece que dentre os 46 municípios de abrangência da Emater regional de Ijuí há casos de lavouras com doenças foliares e até ferrugem no trigo, porém situações controladas por meio do manejo dos produtores.
 
No momento a grande maioria do trigo está na fase de perfilhamento e com pequena parcela, em torno de cinco por cento, num estágio mais avançado de alongamento da planta para posterior emissão de espigas. A previsão de queda brusca das temperaturas nessa semana é uma boa notícia para o trigo, que exige frio e tempo mais seco para melhorar o desenvolvimento.
 
O agrônomo Bortolini explica que a atual safra conta entre 325 mil e 330 mil hectares de trigo na área da Emater regional de Ijuí, acréscimo em torno de 15 e 20 mil hectares num comparativo com 2013. Esse aumento de área de trigo se deve pela boa rentabilidade do cereal na safra passada e também para diluir custos da próxima safra de verão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.