Aftosa

RS: vacinação conta aftosa etapa começa amanhã

Estimativa é de que 13,8 milhões de animais sejam imunizados
Por:
221 acessos

Começa nesta terça-feira (1º) a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Todos os bovinos e búfalos devem ser vacinados. A estimativa é de que 13,8 milhões de animais sejam imunizados. 

As doses podem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Serviço Veterinário Oficial (confira a lista em http://www.agricultura.rs.gov.br/aftosa). Até o dia 31 de maio os produtores podem adquirir as doses e vacinar o rebanho. Também faz parte da etapa a comunicação da vacinação, que pode ser feita até cinco dias úteis após o final do prazo (neste caso, no dia 7 de junho). 

Conforme o médico veterinário Marcelo Göcks, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, a meta do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul é vacinar no mínimo 90% do rebanho. No mesmo período do ano passado 98,93% do rebanho foi declarado imunizado. "Dados próximos a 100% é sempre o objetivo do programa", afirma. 

Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a etapa de vacinação é uma das formas de o produtor rural fazer a sua parte para a evolução do status sanitário do estado. "Todos os dias, pequenas ações dos produtores podem contribuir para uma condição melhor da sanidade dos rebanhos. A vacinação é medida uma importante e que deve ser lembrada duas vezes ao ano - em maio para todo o plantel e em novembro para animais até 24 meses", salienta.

A abertura oficial da etapa ocorrerá nesta quarta-feira (2) em Barra do Ribeiro.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink