CI

RS: Zona Sul tem dia de campo regional em Jaguarão no dia 28

Evento ocorre no dia 28 de janeiro


Com o tema “Inovação e Tecnologia para Mais Renda no Campo”, ocorre no dia 28 de janeiro, em Jaguarão, o dia de campo regional promovido pela Coordenadoria Regional Zona Sul do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento será realizado no Grupo Quero-Quero e na Fazenda São João. “A programação contempla a demonstração de práticas de manejo em arroz e soja em rotação que visam aprimorar a condução dessas lavouras, propiciando assim mais renda e produtividade e tornando a lavoura cada vez mais sustentável”, explica o coordenador regional da Zona Sul, André Barros Matos.

As visitas às estações começam às 8h e terão como temas o Programa Soja 6000, plantio direto arroz sobre arroz, plantio direto soja sobre arroz, manejos para capim arroz resistente, politubos versus irrigação convencional em arroz, Irga 424 RI, Irga 429, soja irrigada por sulcos com politubos e dinâmica de máquinas. Ao meio-dia será servido almoço e logo após, às 14h, ocorre um painel composto só por produtores sobre Soja em rotação com arroz “Desafios para obtermos altas produtividades, a visão do produtor”. O moderador será o produtor Carlos Alberto Iribarrem (Capão do Leão) e os debatedores Fernando Rechsteiner (Pelotas), Paulo Nolasco (Jaguarão) e Gabriel Ferreira (Chuí).

O Grupo Quero-Quero produz arroz há 45 anos e conta hoje com 170 colaboradores. Na safra 2014/2015, o grupo alcançou uma produtividade de 9,5 mil quilos por hectare (kg/ha) de arroz. Atualmente são 4,3 mil ha cultivados com arroz e 2,4 mil ha de soja em rotação.

A vizinha Fazenda São João, por sua vez, conta com uma área de 1,3 mil ha e cultiva arroz há 40 anos. Hoje são 700 ha de arroz e 400 ha de soja em rotação. Na última safra, a produtividade da lavoura de arroz chegou a 9,25 mil quilos por ha na São João, que tem 30 colaboradores em atividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.