CI

RS debate gestão, infra-estrutura e logistica em portos dia 11

Evento reunirá representantes dos governos federal e estadual, além de um especialista da Holanda, que falará como aquele país trata a questão dos portos


O tema Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos será debatido no seminário, que acontece no dia 11, das 13h30 às 18h30, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento gratuito e aberto ao público integra o temário Diálogos de Convergência, que faz parte do Programa Sociedade Convergente, uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Alceu Moreira (PMDB).


O encontro reunirá representantes dos governos federal e estadual, além de um especialista da Holanda, que falará como aquele país trata a questão dos portos. "Temas de fundamental importância para o Estado devem ser conhecidos por muita gente, por pessoas com responsabilidade política sobre o assunto ou que sejam parte de seu processo de execução", defende Moreira.

"O porto para nós é hoje um gargalo, um problema que precisa ser vencido.

Para ajudar nisso, teremos um especialista da maior estrutura portuária do mundo, que está localizada na Holanda. A partir dessa discussão, a comunidade tomará consciência da importância dessa estrutura na viabilização da nossa exportação".

A coordenadora do Fórum Democrático, Ângela Baldino, explica que o evento é uma contribuição do Parlamento gaúcho para o debate do tema: "O Rio Grande do Sul não aproveita adequadamente seu potencial hídrico". Ela chama a atenção para o fato de o Porto do Rio Grande ser aquele que tem maior capacidade de ampliação no país.

Para o deputado Sandro Boka (PMDB), um dos articuladores do seminário, o encontro possibilitará a realização de uma ampla análise do assunto. "Nossa idéia é sabermos o que o governo federal quer para os portos do Brasil, as ações que o governo do Estado pretende botar em prática e o que pensa o diretor da Associação dos Portos de Amsterdã (Amports)", resumiu Boka. "Esse especialista é um expert nas parcerias público-privadas e abordará uma visão portuária de convergência entre meio ambiente, infra-estrutura, logística e administração portuária", acrescentou. "Queremos chegar a um denominador comum que tenha como norte a superação dos entraves para que o Porto do Rio Grande se transforme no Porto do Mercosul".

Moreira abrirá o encontro às 14h e, logo em seguida, o coordenador da Frente Parlamentar de Portos e Hidrovias, deputado Boka, o secretário estadual de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e o secretário adjunto da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, José Roberto Correia Serra, debaterão o tema Gestão, Infra-estrutura e Logística de Portos - Políticas e Investimentos. O painel será moderado pelo presidente da Casa e terá como debatedores Wilen Manteli, coordenador executivo do Comitê Pró Porto do Rio Grande do Sul, e um representante, ainda a ser definido, dos sindicatos dos trabalhadores portuários.


O segundo painel, intitulado Como o Rio Grande do Sul poderá se beneficiar da expertise holandesa nas áreas de infra-estrutura e logística, terá a participação do chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe J.R. Schulmann. O terceiro e último debate do dia terá como palestrante o diretor da Associação de Portos de Amsterdã (Amports) da Holanda, Win Ruijgh, e tratará do tema Como fortalecer um porto usando o modelo da harmonia.

A próxima atividade do Diálogos de Convergência está marcada para os dias 17 e 18 de abril. O seminário Encontro com a Juventude abordará, no Teatro Dante Barone e no Plenarinho da Assembléia, as políticas públicas para os jovens. O evento reunirá representantes das juventudes partidárias, da Secretaria Nacional da Juventude e de secretarias de Estado. Com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.