CI

RS deve perder até 2 milhões de toneladas de soja devido a inundações

Além da soja, o RS é um grande produtor de arroz


Foto: United Soybean Board

Segundo o boletim do BTG Pactual, o Rio Grande do Sul (RS) deve representar 15% da produção nacional de soja na safra 2023/24, com uma produção esperada de 21,9 milhões de toneladas. Até o momento, 76% da área plantada no estado já foi colhida, correspondendo a cerca de 16,6 milhões de toneladas com base na produtividade média. A maior região produtora de soja do estado não foi tão atingida, e as estimativas iniciais apontam para a perda de 1 a 2 milhões de toneladas, cerca de 1% da produção brasileira, o que representa apenas uma pequena fração da oferta mundial.

Além da soja, o RS é um grande produtor de arroz, responsável por cerca de 70% da oferta nacional. Para a safra 2023/24, a produção no estado é projetada para atingir 7,5 milhões de toneladas, com 83% da área plantada já colhida, resultando em aproximadamente 6,2 milhões de toneladas. As inundações recentes podem causar a perda de cerca de 700 mil toneladas, representando 7% da produção brasileira.

Se confirmada, a produção de arroz no RS ficaria 11% abaixo da média dos últimos cinco anos, o que pode manter os preços domésticos elevados por mais tempo. No entanto, o impacto geral não deve ser drástico, já que a maior parte da oferta parece estar assegurada e as importações podem eventualmente suprir qualquer déficit.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.