CI

RS deverá aumentar em 48,8% sua produção de milho

“Na regional de Soledade, já chega a 35 mil hectares a área plantada"


Foto: Marcel Oliveira

De acordo com a TF Agroeconômica, o estado do Rio Grande do Sul, importante consumidor nacional de milho, deve aumentar a sua produção do grão em 48,8%. “O relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado nesta quinta-feira pela Emater-RS registra que os plantios avançaram conforme permitiram as condições de umidade dos solos, visto que a distribuição e o volume de chuvas foram variáveis no estado”, comenta a TF. 

“Na regional de Soledade, já chega a 35 mil hectares a área plantada; a cultura se encontra em ótimo desenvolvimento. Produtores realizam adubação nitrogenada em cobertura e controle de plantas invasoras com herbicidas pós-emergentes. Lavouras semeadas em agosto na região do Baixo Vale do Rio Pardo já recebem a segunda dose de adubos nitrogenados”, completa. 

Nas regiões de Erechim e Frederico Westphalen, o agricultor se aproxima da finalização dos plantios. “Na de Erechim, já estão plantados 45.660 hectares de milho grão e 14,9 mil de silagem. O baixo volume de chuvas preocupa produtores que implantaram lavouras em agosto. As implantadas mais recentemente estão com bom desenvolvimento inicial. Na de Frederico Westphalen, estão plantados 81.830 hectares para grãos e 31.500 para silagem. Em geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento vegetativo, com recuperação dos problemas causados pela geada no período pós-germinação. Produtores intensificam as práticas de adubação nitrogenada e o controle de invasoras, pragas e doença”, informa. 

“Na região de Bagé, a semeadura apresenta-se mais adiantada na Fronteira Oeste. O desenvolvimento da cultura, que havia sido prejudicado pelas temperaturas frias, se recuperou; recentes precipitações e temperaturas amenas favoreceram a uniformização das lavouras. Na Campanha, a semeadura deverá se intensificar em outubro, aproveitando as condições de umidade  presentes nos solos e também as temperaturas mais elevadas”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.