CI

RS deverá definir data de plantio e vazio sanitário de soja

No período de vazio sanitário, plantio não é permitido para evitar a ferrugem asiática, principal doença que ataca a oleaginosa


O Rio Grande do Sul terá uma instrução normativa definindo o calendário da semeadura e o vazio sanitário da soja. A definição foi feita na tarde de quinta-feira (4) durante reunião da Câmara Setorial da Soja, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Representantes de produtores, indústria, pesquisadores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do sistema financeiro discutiram os detalhes sobre a melhor época para o plantio, a data limite para a colheita e o período de vazio sanitário, no qual o plantio não é permitido para evitar a ferrugem asiática, principal doença que ataca a oleaginosa. No Brasil, estima-se que os prejuízos com essa doença cheguem a U$ 2,8 bilhões por safra.

A ferrugem asiática (ou ferrugem da soja) é causada por um fungo que impede a completa formação do grão, reduzindo a produtividade. Foi identificada no pela primeira vez no Brasil em 2001, e a sua disseminação é feita pelo vento. A ferrugem ocorre em praticamente todas as regiões brasileiras, e uma das estratégias de manejo é o vazio sanitário.

“Avançamos bastante pois, além de conseguir fechar uma minuta de proposta da instrução normativa, vamos agendar reuniões com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para tentar harmonizar os calendários”, afirma Paulo Lipp, coordenador das Câmaras Setoriais da Seapdr.

Essa instrução já está em vigor em quase todos os estados produtores de soja do país, inclusive no Paraná e em Santa Catarina.

Além desta normatização, a Câmara Setorial da Soja definiu que a coordenação passará a ser feita pelos produtores e por empresas cerealistas, com a assessoria técnica da Seapdr.

Uma nova reunião está agendada para 29 de agosto, durante a Expointer, às 9h. O encontro ocorrerá uma hora antes de fórum da Câmara Setorial Nacional da Soja, a ser realizada pelo Mapa às 10h, no Auditório da Administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Dados da soja

No Rio Grande do Sul, a área plantada com soja em 2018/2019 foi de 5 milhões e 803 mil hectares. A colheita chegou a 18 milhões e 677 mil toneladas, um crescimento de 6,45% em relação à safra anterior. E a produtividade ficou em 3.218 kg/hectare, um aumento de 5,61% em relação ao ano anterior, segundo dados da Emater, conveniada da Seapdr.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.