CI

RS é o estado que mais avança no Mercado Livre de Energia

O estado gaúcho lidera o avanço do mercado livre no Brasil até agora neste ano


Foto: Pixabay

Com um crescimento de 9 pontos percentuais no acumulado de 2020, o estado gaúcho lidera o avanço do mercado livre no Brasil até agora neste ano. Segundo o Boletim da Energia Livre feito pela Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) no mês de Novembro, o mercado livre de energia correspondia a 24% do setor de energia no Rio Grande do Sul em janeiro, passando para 26% em março. O índice foi crescendo no primeiro semestre, chegando a 33% em agosto.  

A Abraceel constatou no país que o livre comércio de energia teve um crescimento médio de 6%. “Tendo em vista que o Brasil ficou parado por cerca de 3 ou 4 meses, o crescimento deste indicador é um sinal muito importante de retomada do consumo e da busca das empresas por alternativas de redução de custos. E nisso o ingresso no mercado livre contribui muito”, diz Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.  

Atualmente, para ser um Consumidor Livre – aquele estabelecimento que pode escolher livremente o seu fornecedor de energia - a exigência é possuir no mínimo 2.000 kW de demanda contratada por mês, o que abrange basicamente indústrias e shopping centers. Este valor será reduzido para 1.500 kW a partir 1º de janeiro de 2021, ampliando ainda mais o público a ser beneficiado com a livre escolha. Em 1º de janeiro de 2022 o requisito mínimo cairá para 1.000 kW e por fim, 500 kW a partir de 1º de janeiro de 2023. O mercado livre de energia elétrica existe no Brasil desde 1998 e conta com mais de oito mil consumidores no país. Hoje, o Mercado Livre representa em torno de 33% de toda a energia comercializada em território nacional e 86% da energia consumida pela indústria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.