CI

RS inicia plantio da soja com produtores animados

“Há intenso manejo de ervas daninhas nas áreas com plantas de cobertura de estação fria"


Foto: Pixabay

De acordo com a TF Agroeconômica, o estado do Rio Grande do Sul iniciou o seu plantio de soja com os produtores estando bastante animados, que devem aumentar seus investimentos em adubação. “Nas regiões de Ijuí, Soledade e Santa Rosa, produtores iniciam a semeadura. Na de Ijuí, nas propriedades com maiores áreas, os agricultores procedem o escalonamento e a antecipação da semeadura a fim de enfrentar possíveis períodos de veranicos”, comenta. 

“Há intenso manejo de ervas daninhas nas áreas com plantas de cobertura de estação fria, para evitar competição com a cultura, principalmente no estabelecimento e nos primeiros estágios de desenvolvimento. O aumento do preço do produto, traz euforia aos produtores. Na de Soledade, desde o início de outubro, os plantios ocorrem em toda região, conforme recomenda o zoneamento agrícola de risco climático. Produtores seguem o manejo de áreas com dessecação de plantas de cobertura para a realização do plantio direto da cultura”, completa. 

Na região de Santa Rosa, as primeiras lavouras estão sendo implantadas, principalmente nos municípios costeiros ao rio Uruguai, mas ainda de forma pouco expressiva, pois não supera 1% da área a ser cultivada. “A semeadura deve ser intensificada no final de outubro e início de novembro.  Com a expectativa de bons preços, produtores devem fazer investimentos significativos em adubação, ultrapassando 10% de acréscimo no volume aplicado”, indica. 

Ainda de acordo com a TF, o relatório mensal de acompanhamento das safras, divulgado nesta quinta-feira pela Conab, registrou um aumento de 8,83 milhões de toneladas no potencial produtivo da próxima safra de soja no Brasil, que deverá atingir 133,67 milhões de toneladas,  contra 124,84 milhões de toneladas produzidas na safra anterior. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.