RS já plantou 89% da área de milho
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SAFRA DE VERÃO

RS já plantou 89% da área de milho 

Alguns lugares, no entanto, sofrem com ervas daninhas
Por: -Leonardo Gottems

A presença de chuvas esparsas no estado do Rio Grande do Sul favoreceu a continuidade dos plantios, que já alcançam 89% da área prevista, segundo o que afirmou a TF Agroeconômica. “Na região de Bagé, a semeadura avançou mais ao Sul, onde há boas condições de umidade e as temperaturas têm se mantido ideais para germinação”, comenta. 

“Na Campanha, as temperaturas elevadas e a chuvas frequentes favorecem as infestações de ervas daninhas. Na Fronteira Oeste, os cultivos implantados no cedo são os mais afetados pela estiagem de outubro e novembro. As perdas variam: em São Gabriel, são estimadas em 20%, enquanto que em Manoel Viana, chegam a 60%”, completa. 

Na região de Frederico Westphalen, 73% dos cultivos já se encontram em enchimento de grãos e a chuva trouxe um alento às lavouras cujos produtores se preparavam para encaminhar seguro e/ou transformar as áreas de milho grãos em silagem. “Na região de Soledade, o retorno das chuvas na semana favorece as lavouras de milho, especialmente as que se encontram na fase de florescimento e de enchimento de grãos – estágios que demandam grandes volumes de água. Na regional de Caxias do Sul, a semeadura está tecnicamente encerrada, restando ainda pequenas áreas ocupadas com pastagem e com olerícolas”, indica. 

“Na regional de Ijuí, a cultura apresenta melhora significativa no desenvolvimento das espigas e dos grãos, mas com potencial bem abaixo do esperado. Na região de Porto Alegre, estima-se que estejam plantados 78% da área total de 33.252 hectares de milho grãos e 79% dos 12.503 hectares destinados à silagem”, conclui.  


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink