CI

RS não consegue avançar no plantio de soja

Clima seco também interfere em outras culturas


Foto: Deise Froelich

O clima seco já precupa produtores no Rio Grande do Sul. A escassez hídrica dificulta a finalização da semeadura da safra de soja 21/22. De acordo com o Informativo Conjuntural, da Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, o estado alcança 93% da área estimada para este ciclo. Na safra passada, quando tambem foi verificada escassez de chuvas, os produtores gaúchos concluíram a semeadura na primeira quinzena de janeiro. 

Ainda de acordo com o boletim, da soja plantada cerca de 90% está em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo e 10% em floração. Na safra 20/21 o estado ultrapassou o Paraná e se tornou o segundo maior produtor nacional de soja, com mais de 20 milhões de toneladas.

Milho

Outra cultura que sofre com a estiagem é o milho. Em algumas regiões gaúchas as perdas superam os 80% e chegam até 100%, com produtores cortando a palha para alimentar o gado. A colheita avança no Estado e estima-se que 7% da área já tenha sido colhida. Assim como da soja, o plantio do milho também chega a 93% do total da área estimada, sendo que 26% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 17% em floração, 27% em enchimento de grãos, 23% em maturação. A área colhida já atinge 7%.

Arroz

Com a semeadura tecnicamente encerrada, as lavouras de arroz se desenvolvem dentro da normalidade. O plantio chega a 99% da área estimada, sendo que 88% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 11% em floração e 1% em enchimento de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.