RS pede ao Mapa a inclusão de 79 municípios no zoneamento da Citricultura

Agronegócio

RS pede ao Mapa a inclusão de 79 municípios no zoneamento da Citricultura

Também foi solicitada agilidade para normatizar a adoção do Sistema de Manejo de Risco para cancro cítrico
Por:
694 acessos
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS/Seapa - A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul encaminhou ao Ministério da Agricultura solicitação para que 79 municípios gaúchos sejam incluídos no Zoneamento Agroclimático para a Cultura de Citros no Rio Grande do Sul. O pedido atende demanda apresentada na Câmara Setorial da Citricultura e busca integrar aqueles municípios a diversos benefícios que decorrem desta inclusão, como acesso a linhas de crédito.


De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, estudo realizado pela Emater, denominado Levantamento da Fruticultura Comercial do Rio Grande do Sul, identificou 324 municípios com pomares de citros comerciais. Destes, 79 estão fora do zoneamento elaborado pelo Ministério da Agricultura.


"Conforme o levantamento, nestes municípios havia 3.878 hectares plantados por 1863 citricultores, que produziam 55.391 toneladas", informou Mainardi, para quem é necessário e urgente revisar o zoneamento e incluir os que estão fora e que produzem especialmente laranjas há vários anos, com boa produtividade.


Também foi solicitada agilidade ao Ministério da Agricultura para normatizar a adoção do Sistema de Manejo de Risco para cancro cítrico nos Estados da Região Sul, medida já definida no âmbito do Mercosul há mais de cinco anos, mas ainda não colocada em prática.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink