CI

RS renova projeto internacional para fortalecimento de cadeias produtivas

Programa assinado por Tarso vai ampliar potencialidades locais


Programa assinado por Tarso vai ampliar potencialidades locais
O governador Tarso Genro assinou, nesta quinta-feira (8), termo que renova por mais um ano a participação do Estado no projeto Coesão Social a partir do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). Este programa foi implementado pela Comissão Europeia, a partir de uma proposta apresentada em 2008 pela região de Vêneto, na Itália, com o objetivo de desenvolver a produção em três regiões do Mercosul: Província de San Juan (Argentina), Departamento de Misiones (Paraguai) e Estado do Rio Grande do Sul.

No caso gaúcho, a intenção é estimular a participação das pequenas e médias empresas ou cooperativas no fortalecimento das cadeias produtivas do vinho, leite, turismo e enogastronomia. O trabalho focaliza na formação de agentes de desenvolvimento territorial, que atuam na identificação e ampliação das potencialidades locais de cada região.

Parcerias
Para a cadeia do leite, foram firmadas parcerias com a Emater e a Unijuí, visando fortalecer o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), entidade que já conta com mais de 20 cooperativas associadas. No caso do vinho, o trabalho é realizado em conjunto com a Universidade de Caixas do Sul e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para potencializar o acesso das pequenas cooperativas da Serra ao mercado nacional e internacional. Já para fortalecer a cadeia do turismo e enogastronomia, o Cocap atua junto ao Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Caxias do Sul, buscando qualificá-los para o atendimento aos turistas.

Usinas de ideias

Conforme o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, a articulação entre poder público, universidades e empresas locais possibilitará a instalação de estruturas locais denominadas como usinas de ideias. "Nestas usinas de ideias, os agentes parceiros pensarão projetos de desenvolvimento local, baseados nas cadeias produtivas de cada região".

Caxias do Sul

Nesta quinta-feira, os integrantes do Cocap participam de encontros no Palácio Piratini e na Fundação de Economia e Estatística (FEE), onde estarão presentes entidades ligadas à cadeia do leite. À noite, o grupo será recebido para um jantar oferecido pelo Governo do Estado. Na sexta-feira (9), a comitiva viaja para Caxias do Sul, onde se reunirão com produtores de vinho e empresários ligados à enogastronomia.

Cocap

O projeto Coesão Social a partir do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap) faz parte da rede URB-AL, programa de cooperação entre a Europa e a América Latina criado em 1995 pela Comissão Europeia. O objetivo é o de fortalecer as relações entre os países dos dois continentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.