RS tem 137 casos de ferrugem
CI
Agronegócio

RS tem 137 casos de ferrugem

Safra encerrou-se com queda de 66% no número de ocorrências. Principal justificativa para a melhora é a quantidade de chuva
Por:

O número de focos de ferrugem asiática na soja gaúcha reduziu em 66,3% na última safra. O levantamento é do Consórcio Antiferrugem. Em todo o Rio Grande do Sul, houve registro de 137 focos na safra 2007/08, enquanto, no período anterior, o total foi de 407 casos. O Brasil, que havia assinalado 2.778 pontos de incidência em 2006/07, nesta safra, teve 2.106, redução de 24,2%. Segundo a pesquisadora da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, Leila Costamilan, a principal justificativa para a melhora é a quantidade de chuva. "Em janeiro e fevereiro, tivemos menos precipitações e, nos demais meses, o clima também contribuiu", avaliou. A orientação para os produtores tentarem evitar o problema na próxima safra é semear o grão o quanto antes e utilizar cultivares que sejam mais precoces. "Evitar a doença é difícil, porque vem com a umidade e se dissemina pelo vento", advertiu.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.