CI

RS tem colheita de trigo acima da média

“Na região de Santa Rosa, a colheita avançou e chegou a 52%"


Foto: Marcel Oliveira

O relatório semanal de acompanhamento das lavouras, divulgado hoje pela Emater-RS, registra que ausência de chuvas na semana favoreceu a colheita do trigo no Estado, segundo informações da TF Agroeconômica. “O estado já colheu 31%, contra 20% na mesma semana do ano passado e 26% na média dos últimos 5 anos. Nas regiões de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Bagé e Santa Maria, a manutenção do tempo seco e as altas temperaturas favoreceram a maturação do trigo e colaboraram com a colheita”, comenta. 

“Na de Santa Rosa, a colheita avançou e chegou a 52% da área cultivada. As fortes geadas ocorridas em agosto geraram danos impactantes e provocaram uma redução de 44% na produtividade média estimada. Na de Frederico Westphalen, 60% das lavouras já foram colhidas. Há redução na expectativa inicial estimada em 30% devido aos eventos climáticos. Na de Bagé, em Manoel Viana, há 11 mil hectares cultivados e a colheita iniciou nas lavouras do cedo. Os rendimentos têm ficado abaixo do esperado e a redução é de 35% em relação à produtividade prevista de 3.300 quilos por hectare”, completa. 

“Em São Borja, prossegue a colheita. A produtividade média é de aproximadamente 1.320 quilos por hectare. Na Campanha, iniciou a colheita em Caçapava do Sul, com produtividade dentro do esperado. Em geral, as lavouras apresentam excelente sanidade foliar, com reduzida incidência de insetos. Na de Santa Maria, 2.330 hectares já foram colhidos, que corresponde a 4% dos cultivos”, indica. 

“Na região de Ijuí, as lavouras apresentam grande variabilidade de produtividade devido aos danos causados pelas geadas, correlacionados com o período de semeadura, localização das lavouras e ciclo das cultivares. Na região de Caxias do Sul, a colheita deverá ser iniciada nos próximos dias nos municípios de menor altitude, como os mais próximos a Guaporé. Nos Campos de Cima da Serra, as lavouras estão em floração e em início de enchimento de grãos”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.