CI

Ruraltins e Unitins firmam cooperação técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar

Protocolo de intenções foi assinado durante a cerimônia de inauguração das novas instalações no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) assinaram, nessa segunda-feira, 30, um protocolo de Intenções, que tem por objetivo a cooperação técnica, científica, tecnológica e social, para a execução conjunta de ações que promovam o desenvolvimento da agricultura familiar.

De acordo com o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a ideia é transferir as tecnologias geradas pela universidade, por meio da pesquisa. “Essa cooperação entre os órgãos é de suma importância para a agricultura familiar, pois compromete e aproxima ainda mais dois parceiros importantes para o desenvolvimento do setor em nosso Estado. Nós sabemos que a universidade desenvolve pesquisas, gera novas tecnologias e o resultado dessas tecnologias tem que chegar até os produtores, e essa é a missão do Ruraltins, transferir conhecimento para que eles produzam mais e melhor”, disse o presidente.

Conforme o termo assinado, a cooperação se dará por meio de intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e informações técnicas e científicas, realização de cursos, assistência técnica, estudos e pesquisas visando atender demandas específicas dos agricultores familiares. Para a implementação das ações do protocolo será elaborado um Plano de Trabalho onde constarão as atribuições de cada órgão.

Para a reitora, Suely Quixabeira, a Unitins se insere como uma diretriz estratégica de desenvolvimento, através da oferta de ensino e extensão, sobretudo, na realização da pesquisa agropecuária. “As pesquisas são desenvolvidas de forma a promover o crescimento do setor por meio da geração e transferência de tecnologias, de acordo com as demandas prioritárias do Estado. Atualmente a agricultura familiar é responsável por aproximadamente um terço da produção total de alimentos, isso prova o grande índice de produção dos pequenos produtores e a necessidade de investimento e incentivos públicos nesse setor”, frisou a reitora.

O protocolo de intenções foi assinado durante a cerimônia de inauguração das novas instalações no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, localizado na Agrotins em Palmas. O empreendimento conta com uma Biofábrica, Laboratório de Agroenergia, Alojamento, Aviário, Aprisco e Viveiro de Mudas.

Presenças

A inauguração contou com as presenças da vice-governadora, Claúdia Lelis, de secretários de governos, estudantes e produtores rurais dos Projetos de Assentamentos Prata, Brejo Verde, Serra do Taquaruçu e Entre Rios.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.