CI

Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU discutirão acordo de grãos na sexta-feira

O acordo discutido permite a exportação de grãos ucranianos no Mar Negro


Foto: Divulgação

Técnicos da Turquia, Rússia, Ucrânia e das Nações Unidas se reunirão na sexta-feira para discutir um acordo que permite a exportação de grãos ucranianos no Mar Negro, disse o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

A evacuação de navios de bandeira turca e carregamentos de grãos dos portos do Mar Negro como parte do acordo será discutida, disse Akar.

Ancara está trabalhando para estender o acordo que expirará em 18 de maio. A reunião de sexta-feira seria técnica e seria seguida por uma reunião de vice-ministros na próxima semana, disse Akar em um comunicado do Ministério da Defesa turco. "Continuamos nossos esforços para garantir que a iniciativa de grãos continue de maneira rápida, segura e planejada. Tivemos a impressão das discussões de que esses esforços produzirão resultados positivos", disse Akar.

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o que foi descrito como um pacote em julho do ano passado - a retomada segura das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro e um compromisso da ONU de ajudar os embarques russos de grãos e fertilizantes.

A Rússia tem uma lista de demandas que deseja cumprir para a continuação do pacto do Mar Negro, que a ONU disse ajudar a enfrentar uma crise alimentar global agravada pela guerra de Moscou na Ucrânia.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.