CI

Rússia divulga primeiros futuros de entrega de trigo

“O lançamento dos futuros de entrega de grãos é um passo importante"


Foto: Marcel Oliveira

A VTB Capital, em colaboração com a Bolsa de Valores de Moscou, em 21 de dezembro, anunciou que desenvolveu os primeiros futuros de entrega de trigo da Rússia. A negociação desses contratos futuros começará no mercado de derivativos da Bolsa de Moscou em 21 de dezembro.  

A VTB Capital atuará como o principal formador de mercado segundo o contrato. O novo instrumento interessa a várias categorias de participantes do mercado: produtores agrícolas, processadores, exportadores de grãos, bem como bancos, corretores e seus clientes. 

Os futuros são cotados em rublos por uma tonelada de grãos de quarta classe e o volume do contrato é de 25 toneladas. O contrato prevê a entrega de trigo em março, setembro e dezembro para os silos da região de Voronezh. No início da comercialização, o silo Rossoshansky e a Base de grãos Povorino atuarão como silos registrados para entrega. Existem planos para expandir a lista de silos no futuro. 

“O lançamento dos futuros de entrega de grãos é um passo importante no desenvolvimento do mercado de derivados russo”, disse Atana Djumaliev, chefe de commodities globais da VTB Capital. “A Rússia é um grande produtor e consumidor de grãos, por isso decidimos lançar um contrato com entrega local”, completou. 

“O uso de futuros permitirá que produtores, exportadores e consumidores domésticos de grãos russos obtenham preços transparentes e reduzam os custos de localização e verificação de contrapartes”, disse ele. “Espero que no futuro esse instrumento tenha demanda e concorra com as plataformas de comércio exterior na fixação de preços no mercado de grãos”, concluiu. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.