CI

Rússia estende prazo da taxa zero de exportação

“A decisão facilitará a exportação de produtos do setor agroindustrial”


O governo russo anunciou em 1º de julho que está estendendo o prazo da taxa zero para as exportações de trigo até 1º de julho de 2021. O imposto de exportação de trigo zero, introduzido na Rússia há três anos, era válido até 1º de julho de 2018, com uma extensão subsequente até 1º de julho de 2019. 

Segundo um decreto postado no site oficial do governo: “A decisão facilitará a exportação de produtos do setor agroindustrial”. O ministro da Agricultura da Rússia, Dmitry Patrushev, disse em junho que não havia razões para abolir a taxa zero sobre as exportações de trigo, enquanto a situação no mercado era estável. 

Em 2016, a Rússia tornou-se líder mundial em exportações de trigo. A participação do país no mercado mundial de trigo quadruplicou desde o início dos anos 2000. No geral, a produção agrícola russa cresceu 20% nos últimos cinco anos. As exportações de trigo da Rússia foram revisadas para baixo na temporada 2019-20, devido a secas parciais, segundo a Reuters. 

As agências de previsão IKAR e SovEkon revisaram suas estimativas para a safra para baixo, o que significa que a Rússia pode perder seu título de maior exportador mundial de grãos para a Ucrânia. A IKAR reduziu suas perspectivas de exportação de trigo em 500.000 toneladas, para 36,5 milhões de toneladas, e as exportações totais de grãos em 1,4 milhão de toneladas, para 46 milhões de toneladas. A SovEkon revisou as perspectivas de exportação de trigo e grãos totais em 600.000 e 500.000 toneladas, para 37,6 milhões e 48,9 milhões de toneladas, respectivamente. 

Ainda assim, as exportações totais de trigo deverão ultrapassar as 34,2 milhões de toneladas exportadas em 2018. A safra total de trigo para 2019 é estimada em 80 milhões de toneladas pela IKAR e 82,2 milhões de toneladas pela SovEkon, em comparação com 72 milhões de toneladas em 2018. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.