CI

Rússia não compra carne suína de Goiás

A Rússia suspendeu o embargo ao MS e manteve a medida para o produto goiano


O presidente da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Eugênio Arantes, diz que para complicar ainda mais a vida do suinocultor goiano, a Rússia suspendeu o embargo à importação da carne suína do Mato Grosso do Sul, mas manteve a medida para o produto goiano, que fora embargado exatamente pelo ocorrência de foco de aftosa no Estado vizinho. “Aí está, então, mais uma situação inusitada a prejudicar os interesses da suinocultura goiana, sem que ninguém se mova para nos defender”, reclama.

Segundo ele, só nessa terça-feira (05-06) no final da tarde ficou sabendo que o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ignácio Kroetz, viajaria para a Rússia para discutir com autoridades locais a exportação de carne brasileira. “Como o embargo à carne suína de Goiás sequer constava da agenda da missão brasileira que visitará a Rússia nos próximos dias, solicitei ao secretário, por meio de fax, para tratar do assunto com as autoridades russas”, diz.

Indústria:

Os representantes das indústrias de carne suína instaladas em Goiás também reclamam da falta de empenho das lideranças políticas do Estado para pressionar o Ministério da Agricultura, e mesmo para tomar a iniciativa de negociar com as autoridades russas visando a retomada das importações do produto goiano.

“É uma discriminação, sem razão, com Goiás. Essa atitude está prejudicando seriamente as indústrias instaladas no Estado, que exportam até mesmo para o mercado mais exigente do mundo, o europeu”, afirma um executivo da Perdigão.

Os empresários do setor acham que o governo de Goiás, os deputados e senadores deveriam pressionar o Ministério da Agricultura a negociar com as autoridades russas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.