Rússia pondera cota de grãos apesar da grande safra
CI
Imagem: Paulo kurtz/ Embrapa
MUNDO

Rússia pondera cota de grãos apesar da grande safra

Preocupação é com o mercado doméstico
Por: -Leonardo Gottems

Apesar de uma grande safra russa, o ministério da agricultura do país disse que a cota de exportação de grãos usada de abril a junho durante a pandemia do coronavírus ainda é relevante, informou a Reuters. Autoridades russas disseram que poderiam estabelecer uma cota de exportação de grãos de janeiro a junho de 2021 para garantir o abastecimento doméstico. 

“Apesar das boas perspectivas de colheita, o mecanismo de cotas não tarifárias para a exportação de grãos continua relevante e o ministério da agricultura planeja melhorar e aplicar esta medida no futuro”, disse o ministério da agricultura. 

Oksana Lut, o vice-ministro da Agricultura, disse aos maiores exportadores de grãos russos sobre isso durante uma reunião em 28 de setembro. Nenhum outro detalhe foi fornecido sobre a possível cota. Nas redes sociais, a União Russa de Exportadores de Grãos disse que a cota não seria restritiva na atual temporada de comercialização, disse a Reuters. 

A Rússia é um dos maiores exportadores de trigo do mundo e deve colher sua maior safra de grãos desde um recorde de 2017. Os agricultores já colheram 121,8 milhões de toneladas de grãos. 

Ainda no mercado internacional de trigo, o plantio já atingiu 35%, nos Estados Unidos, contra 34% na mesma semana do ano passado e 33% de média dos últimos 5 anos. Os estados mais avançados são o Colorado (66%), Nebraska (60%) e Washington (59%), como mostra a tabela oficial abaixo. Do total plantado, 10% já emergiu, contra 8% na mesma semana do ano passado e 8% da média dos últimos 5 anos.  Essas últimas informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink