CI

Rússia pondera cota de grãos apesar da grande safra

Preocupação é com o mercado doméstico


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

Apesar de uma grande safra russa, o ministério da agricultura do país disse que a cota de exportação de grãos usada de abril a junho durante a pandemia do coronavírus ainda é relevante, informou a Reuters. Autoridades russas disseram que poderiam estabelecer uma cota de exportação de grãos de janeiro a junho de 2021 para garantir o abastecimento doméstico. 

“Apesar das boas perspectivas de colheita, o mecanismo de cotas não tarifárias para a exportação de grãos continua relevante e o ministério da agricultura planeja melhorar e aplicar esta medida no futuro”, disse o ministério da agricultura. 

Oksana Lut, o vice-ministro da Agricultura, disse aos maiores exportadores de grãos russos sobre isso durante uma reunião em 28 de setembro. Nenhum outro detalhe foi fornecido sobre a possível cota. Nas redes sociais, a União Russa de Exportadores de Grãos disse que a cota não seria restritiva na atual temporada de comercialização, disse a Reuters. 

A Rússia é um dos maiores exportadores de trigo do mundo e deve colher sua maior safra de grãos desde um recorde de 2017. Os agricultores já colheram 121,8 milhões de toneladas de grãos. 

Ainda no mercado internacional de trigo, o plantio já atingiu 35%, nos Estados Unidos, contra 34% na mesma semana do ano passado e 33% de média dos últimos 5 anos. Os estados mais avançados são o Colorado (66%), Nebraska (60%) e Washington (59%), como mostra a tabela oficial abaixo. Do total plantado, 10% já emergiu, contra 8% na mesma semana do ano passado e 8% da média dos últimos 5 anos.  Essas últimas informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.