CI

Rússia reduz estimativa de exportação de trigo

Neste ano, aRússia foi o segundo exportador de trigo do mundo


Foto: Pixabay

A consultoria agrícola SovEcon disse à Reuters em 28 de dezembro que havia reduzido sua estimativa para as exportações de trigo da Rússia em 2020-21 de 40,8 milhões de toneladas para 36,3 milhões devido a um imposto de exportação de trigo próximo. A Rússia está tentando estabilizar os preços dos alimentos com uma cota de exportação de grãos e imposto de exportação de trigo que entrará em vigor de 15 de fevereiro a 30 de junho. 

A SovEcon disse à Reuters que espera que alguns produtores atrasem suas vendas de trigo até julho de 2021, quando o imposto de exportação não estiver mais em vigor. “Um número significativo de agricultores pode decidir adiar as vendas até o início da temporada 2021-22, na esperança de um rápido fortalecimento dos preços depois que o imposto for levantado”, disse SovEcon. 

A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo nos últimos anos, também enfrenta a perspectiva de uma safra menor que a média devido a preocupações climáticas. As condições estão secas desde que a maior parte da safra foi plantada neste outono. A consultoria informou que a parcela de semeaduras de grãos em más condições estava em um pico de sete anos no início de dezembro. 

Na temporada de comercialização de 2019-20, a Rússia foi o segundo exportador de trigo do mundo, despachando 34,4 milhões de toneladas para mercados estrangeiros. O total teria sido maior, mas a Rússia anunciou em 26 de abril que suspenderia as exportações até o final da campanha de comercialização, que terminou em 30 de junho, para proteger o abastecimento interno e conter os preços em meio à agitação causada pela pandemia de COVID-19 e queda no mercado preços do petróleo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.