CI

Rússia retira embargo ao frango do Rio Grande do Sul

Setor avícola estava proibido de vender ao país devido ao caso de Newcastle


A Rússia liberou as exportações de frango do Rio Grande do Sul. A informação foi repassada nessa quarta-feira (28-02) pela embaixada russa a empresas filiadas à Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). De acordo com o comunicado, estão suspensas as restrições para a venda de aves vivas, ovo incubado, carne de ave e todos os tipos de produtos de ave. O país torna a comprar cortes de aves do Estado cerca de um mês antes de terminar o prazo do embargo de seis meses, imposto oficialmente em outubro de 2006 devido ao caso de Newcastle no município de Vale Real. Na época, o Ministério da Agricultura (Mapa) havia encerrado, oficialmente, o foco da doença no Estado.

Apesar de o documento ser do dia 26 de fevereiro, os avicultores somente poderão retomar as vendas para a Rússia após a emissão de um certificado sanitário do Mapa, que habilitará oficialmente as indústrias a exportar novamente. "Esse documento será repassado aos inspetores sanitários da Rússia", explica o secretário executivo da Asgav, José Eduardo Santos.

Conforme o dirigente, a previsão é que, em dez dias, as empresas exportadoras possam enviar novas remessas de frango para aquele país. "Existem empresas que já estão retomando os contatos comerciais", revela. Entretanto, o superitendente do Mapa/RS, Francisco Signor, diz que, conforme o que foi acordado previamente com a Rússia, o governo voltará a emitir os certificados sanitários de liberação automaticamente após o término do prazo do embargo. "Não precisamos aguardar essa orientação daquele país. Ela é secundária e, talvez, a Rússia tenha feito isso agindo formalmente."

Santos afirma que a notícia significa a retomada do crescimento projetado para a avicultura gaúcha em 2007. "Isso vai ao encontro dos nossos prognósticos, que apontam um ano de recuperação para o setor", pondera. Para o presidente da Asgav, Luiz Fernando Ross, o comunicado contribuirá para o desenvolvimento do RS no mercado avícola internacional, embora o setor ainda precise de inúmeros fatores para a sua recuperação. "Diminuiremos a oferta para o mercado interno e, conseqüentemente, os preços serão elevados", calcula.

Antes do embargo, o mercado russo absorvia entre 8% e 10% das exportações da avicultura gaúcha. O Estado envia frangos e cortes inteiros para o país, que, em 2006, recebeu 660 mil t do produto gaúcho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.