CI

Russos demonstram interesse em aumentar volume de negócios com Tocantins

Estado é o maior produtor de grãos e oleaginosas da região Norte


Ao fim da visita de dois dias ao Tocantins, os russos diretores da Primorsksaya Soy Elena Popova e Yury Popov se mostraram satisfeitos com o que conheceram do potencial do Tocantins para o cultivo de grãos. Atualmente, a empresa russa já importa do Tocantins, através da Primavera Alimentos, do empresário Moacir Vieira de Almeida, mais de 65 mil toneladas de soja ao ano, agora com essa aproximação, a intenção é que esse volume de negócios aumente, chegando a 110 mil toneladas ao ano.


Neste domingo, 22, durante visita a uma das fazendas do grupo brasileiro, no município de Rio Sono, a 135 de Palmas, os investidores falaram de negócios. O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, acompanhou a visita.

“O Tocantins tem um potencial muito grande, indo desde o clima favorável, força de trabalho, boa logística, ótima localização, já que está no centro do Brasil, além da proximidade do mercado que nós pretendemos atingir”, declarou Popov. Já Elena frisou “do nosso ponto de vista, o Tocantins deixa boas impressões.”

Padua ressaltou sobre a importância da parceria entre as duas empresas para o mercado tocantinense. “É uma empresa tradicional da Rússia, com mais de 80 anos de fundação, consolidada, e que terá muito a contribuir, oferecendo ao nosso produtor uma nova opção de comercialização de seus produtos.” A visita também foi considerada positiva pelo empresário Moacir, que negocia com os russos a implantação de uma esmagadora de soja no Estado, nos próximos anos. 


Dados

O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos e oleaginosas da região Norte do País e ainda com a maior quantidade de áreas cultivadas. Na safra 2013/2014, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins irá produzir 2.648,7 mil toneladas de grãos. O levantamento da Conab aponta que o Estado produzirá 1.536,4 milhão toneladas de soja este ano, contra 1.382,9 da safra anterior. Este crescimento é decorrente de um aumento de 21,8% da área plantada de soja no Tocantins. O plantio da soja ocupa uma área de 549,5 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.