CI

Russos desenvolvem novo “fertilizante inteligente”

Combina adubo tradicional com um polímero biodegradável


Um novo “fertilizante inteligente”, que combina adubo tradicional com um polímero biodegradável, está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Sibéria, em parceria com o centro científico KSC da Sucursal Siberiana da Academia Russa de Ciências (SB RAS). O objetivo é desacelerar o processo de decomposição e liberação de nutrientes no solo. 

Os cientistas publicaram seus resultados no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Segundo a professora e Chefe de Laboratório no Instituto de Biofísica do KSC, Tatiana Volova, está sendo criada uma nova geração de fertilizantes através do uso de materiais biodegradáveis. O adubo inteligente libera nitrogênio de maneira gradual, através da interação com a microflora do solo. 

De acordo com o Portal World Fertilizer, para criar essa tecnologia, os pesquisadores usaram um polímero biodegradável chamado poli-3-hidroxibutirato. O pó do biopolímero foi misturado com farinha de madeira e nitrato de amônio. A massa resultante foi pressionada em comprimidos e utilizada nas experiências com trigo.

Os melhores resultados foram alcançados com fertilizantes embalados em proteção dupla. Neste caso, devido à lenta decomposição do polímero, o adubo em comprimidos foi fornecido ao solo com taxas relativamente estáveis durante dois meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.