Safra 2006/07 será um marco para o setor

Agronegócio

Safra 2006/07 será um marco para o setor

"Estamos saindo de um período de dívidas para iniciar outro com a perspectiva de preços mais altos para as commodities", afirma o presidente da Cooplantio
Por: -Giuliano
3 acessos

* Por Daltro Benvenuti

A safra 2006/07 será um divisor de águas para o setor agropecuário. Estamos saindo de um período de dívidas para iniciar outro com a perspectiva de preços mais altos para as commodities. A produção agrícola, antes voltada para a alimentação, agora tem mais um segmento: o biocombustível. E tendo esta nova perspectiva que o 22º Seminário Cooplantio que acontece de 25 a 27 de junho, no Hotel Serrano, em Gramado (RS), vai oferecer palestras voltadas ao mercado mundial. Não basta mais apenas produzir, é preciso saber o que produzir e para quem oferecer a produção. Hoje não tem mais sentido competir com o produtor ao lado, é preciso ser produtivo e competitivo para entrar no mercado mundial.

A nossa intenção com o painel Mercado Mundial: Estratégia Competitiva, que ocorre no dia 26, é justamente mostrar como produzir com qualidade e com preços compatíveis. Precisamos ter uma estratégia bem definida para ganharmos mercado. Além de outros palestrantes, este painel contará com a presença da mestre e doutoura em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Agronegócios da UFRGS, Márcia Barcellos, que trará e exemplo das exportações recordes na carne bovina. O objetivo é aplicar o crescimento no setor bovino para os embarques de grãos. Este painel também vai tratar sobre barreiras sanitárias e a competitividade no mercado de soja, milho e arroz.

A expectativa para este ano é a melhor possível. O aumento nos preços das commodities é o principal responsável pela melhora no ânimo dos produtores. A perspectiva é de preços melhores não apenas para seis meses ou um ano, mas a longo prazo. O público participante poderá contar com palestras que mostrem como produzir para retirar o máximo de rentabilidade de sua propriedade. No total serão 15 palestrantes entre especialistas e autoridades ligadas ao setor. A abertura do evento, no dia 25, vai contar com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, com o tema O Brasil Nos Próximos Anos no Fornecimento de Alimento e Energia para o Mundo.

* presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink