CI

Safra 2019/20 de soja no sul do Brasil

Sistema TEMPOCAMPO projeta que a produtividade a média para o Matopiba deve variar de 3,0 a 3,5 Mg ha-1


Foto: Nadia Borges

O Coeficiente de Produtividade Climática (CPC-TEMPOCAMPO) indica que as condições meteorológicas da safra 2019/20 são menos favoráveis que a safra 2018/19 em grande parte do Matopiba. Perdas de 4 a 7% são esperadas no norte do Tocantins, Maranhão e Piauí. As condições mais favoráveis devem ocorrem no oeste baiano e no sul de Tocantins, onde os ganhos devem variar de 2 a 8% (Mapa 5).

O Sistema TEMPOCAMPO projeta que a produtividade a média para o Matopiba deve variar de 3,0 a 3,5 Mg ha-1, considerando os cenários pessimista e otimista, respectivamente. As maiores médias de produtividade são esperadas na Bahia, podendo superar 3,4 Mg ha-1. Já no norte do Piauí e Maranhão a produtividade média deve oscilar de 2,6 a 2,8 Mg ha-1 (Mapa 6).

A produção média para a safra 2019/20 de soja no Matopiba deve variar entre 13,09 e 15,35 milhões de toneladas, considerando os cenários pessimista e otimista gerados pelo Sistema TEMPOCAMPO. O bom volume de chuvas em janeiro, bem como a previsão de chuvas para fevereiro, devem favorecer as lavouras que ainda se encontram em desenvolvimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.