Safra 2020/21 ainda não terminou em Sergipe
CI
Imagem: Marcel Oliveira
NORDESTE

Safra 2020/21 ainda não terminou em Sergipe

Safra principal é cultivada em um período diferente do restante do país
Por: -Eliza Maliszewski

A safra de grãos 2020/21 ainda não terminou para alguns estados, sobretudo os do Nordeste, como Sergipe, onde os números estão sendo atualizados neste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra principal é cultivada em um período diferente do restante do país, uma vez que o período chuvoso da região ocorre normalmente entre o final de abril e início de setembro. Sergipe cultivou 172 mil hectares com grãos e soma colheita de 719 mil toneladas, uma queda de quase 25% em relação a safra 2019/20.

O cultivo de feijão da safra 2020/21, por exemplo, basicamente se encerrou no estado, enquanto já havia um número estimado da safra nacional divulgado pela Conab há algumas semanas. No entanto, há ainda algumas áreas com a colheita em andamento, mas pouco significativas. O estado planta a chamada 3ª safra da variedade cores.

Em relação ao milho, cuja colheita da safra 2020/21 também está finalizada nos demais estados do país, na região do Sealba, da qual participa Sergipe junto com Alagoas e nordeste da Bahia, a terceira safra começa a ser colhida agora neste final de mês. Neste ciclo são esperadas 687 mil toneladas do grão, baixa de 25%.

Por outro lado, a situação do arroz é diferente, de acordo com os técnicos. O cultivo da safra principal é bem pulverizado, ocorrendo basicamente entre os meses de junho e novembro, necessitando ajuste para quebrar o cultivo em safras diferentes. Enquanto uma está concluída no país, com alguns estados iniciando o plantio 2021/22, em Sergipe a evolução da safra 2020/21 está ainda em andamento, com encerramento em novembro.São 4 mil hectares e produção esperada de 30 mil toneladas de arroz irrigado, avanço de 6%. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.