CI

Safra agrícola deve ser 9% maior em 2008 e atingir recorde, calcula IBGE

São consideradas no cálculo as culturas de caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale


A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas pode atingir o recorde de 145,1 milhões de toneladas em 2008, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção é de uma colheita 9% maior em relação àquela do ano passado, de 133,1 milhões de toneladas. São consideradas no cálculo as culturas de caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale.

A previsão faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) após o IBGE realizar a sétima estimativa nacional da safra agrícola deste ano.

O prognóstico supera em 1% aquele feito em junho, de 143,6 milhões de toneladas, devido a "reajustes das culturas de verão com a colheita concluída, às reavaliações do sorgo, milho e feijão 2ª safras e, ainda, ao acréscimo no plantio do feijão 3ª safra e das culturas de inverno, como o trigo, decorrentes dos bons preços praticados", explicou o organismo.

Dos 25 produtos analisados, 19 devem ter produção superior no comparativo com o ano passado, como arroz em casca (9,6%), cana-de-açúcar (14,2%), feijão em grão 2ª safra (40,6%), soja em grão (3,6%) e trigo em grão (32,5%).

Pela distribuição regional da produção, o Sul aparece como principal responsável pela safra brasileira, com 60,6 milhões de toneladas. Em seguida, estão o Centro-Oeste (50,5 milhões de toneladas), Sudeste (17,5 milhões de toneladas) e Nordeste (12,7 milhões de toneladas) A região Norte deve colher 3,7 milhões de toneladas.

A área plantada deve aumentar 4,3% ante 2007, alcançando 47,3 milhões de hectares neste calendário, com previsão de a soja, o milho e o arroz ocuparem as maiores áreas, de 21,3 milhões de hectares, 14,4 milhões de hectares e 2,9 milhões de hectares, na ordem. As safras destes três produtos representam 90% da produção nacional estimada de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.