CI

Safra americana seca pode melhorar preços de trigo

Texas, Oklahoma e Kansas terão clima seco


Os preços do trigo a futuro já demonstram um caminho de recuperação. Mas os dados concretos que apontam uma possibilidade de preços melhores é uma previsão de seca nos Estados Unidos. As planícies do Sul do país sofrerão com uma seca em Fevereiro, segundo diferentes fontes meteorológicas. O Commodity Weather Group, por exemplo, diz que as chuvas estarão abaixo da média em todo o inverno do Hemisfério Norte.

Muito pouca ou nenhuma chuva seria registrada no Kansas, o maior produtor do trigo americano. Já no Oklahoma e no Texas, outros estados de grandes superfícies nas planícies, podem ficar até 30 dias sem precipitação. No momento, os três estados registram clima mais seco que o normal, mas ainda não indicam condições de seca, segundo o Monitor de Seca dos Estados Unidos.

Larry Glenn, um corretor da Frontier Ag, em Quinter, no Kansas, afirma que já se nota a falta de precipitação nas principais regiões produtoras, mas ainda é bastante cedo para que os produtores tenham preocupação. “Nós temos tido um clima molhado que atrasou o plantio, que provavelmente cortará alguns acres, mas definitivamente irá seca”, disse.

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos prevê que há uma chance de 65% a 75% de ter um padrão climático de La Niña durante o inverno americano. Isso significa temperaturas mais altas no sudoeste do Kansas, Oklahoma e no Texas.

Segundo o Commodity Weather Group, no ano que vem também haverá seca no Nordeste brasileiro a partir de Março. A Argentina teria clima seco, mas mais frio que média em Janeiro, com calor em Fevereiro. “Na Argentina há um risco de seca intermitente,” dizem os meteorologistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.