CI

Safra colombiana de café será de 14,2 milhões de sacas

Mesmo sendo revisada para baixo, ela ainda sem mantém estável em comparação com os últimos anos


Um relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a safra colombiana de café 2017/18 deve diminuir, chegando a 14,2 milhões de sacas de 60 kg, contrariando a estimativa anterior de 14,7 milhões de sacas. A queda se deve ao excesso de chuvas e nebulosidade nas principais regiões produtoras do país. 

Mesmo com a safra de café na Colômbia sendo revisada para baixo, ela ainda sem mantém estável em comparação com os últimos anos. De acordo com a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe), a produção de café no país atinge níveis recordes desde o início da década de 1990, devido ao plantio de variedades resistentes à ferrugem e boas condições climáticas, com um aumento médio de 18,2 sacas por hectare, indice 32% superior ao registrado na última década, quando esse número era de 13,8 sacas.  

O USDA aponta também que  1,6 milhões de sacas de café sejam destinadas para o consumo doméstico, o que significa um aumento de 33% se comparado a temporada 2012/13, quando o consumo interno era de 1,2 milhões de sacas. A  alta na demanda de cafeterias e no consumo de jovens profissionais e visitantes estrangeiros também fará esse número crescer ainda mais na temporada 2018/19, que deve consumir 1,65 milhões de sacas de café. 

Os dados também indicam que a produção de café deve se recuperar na temporada 2018/19, se as condições meteorológicas se mantiverem favoráveis e as plantas continuarem a atingir seu pico produtivo. Nesse cenário, a expectativa é de que as colheitas cheguem a 14,5 milhões de sacas, com as exportações do produto somando 13,5 milhões de sacas, número superior ao esperado para a safra 2017/18, que deve ser de 13,3 milhões de sacas, com 44% das vendas internacionais sendo destinas para os Estados Unidos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.