Safra de aveia é histórica
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,23 (-0,18%)

Imagem: Pixabay

CULTURAS

Safra de aveia é histórica

Segundo projeção da Conab Brasil vai ultrapassar 1 milhão de toneladas pela primeira vez
Por: -Eliza Maliszewski
1649 acessos

O boletim de levantamento da safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe um dado jamais visto na safra brasileira. Pela primeira vez a produção de aveia vai ultrapassar 1 milhão de toneladas, fechando em 1,109 milhão de toneladas, uma alta de 26,2% em relação a safra passada quando foram colhidas 879 mil toneladas.

No país somente três estados plantam aveia e nos três houve avanço. O maior está no Mato Grosso do Sul que colherá 90 mil toneladas, um avanço de 99%. Na safra passada foram 45 mil toneladas. O Paraná passa de 169,3 para 213,1 mil toneladas, 25% a mais. No Rio Grande do Sul avanço de 21%, de 664,7 para 805,9 mil toneladas, sendo o maior produtor. A área plantada total foi de 430,8 mil hectares.

A aveia e uma cultura de inverno e a Conab acredita que o aumento se deve às boas condições de clima e uma forma de repor as perdas causadas pela seca na safra de verão. Na lavoura a aveia pode ser mais rentável que o trigo. Tem manejo mais fácil, não é afetada por muitas doenças e é mais resistente ao frio que o trigo. Também é boa opção na rotação de culturas, trazendo benefícios ao solo. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink