CI

Safra de café de 2004 pode ser menor


A safra de café do Brasil, maior produtor mundial do grão, será afetada, no período 2004/05, pelos baixos preços, que fazem com que produtores agrícolas gastem menos com fertilizantes, informou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Os preços do grão recuaram 13% em relação ao pico alcançado em abril deste ano, deixando os produtores com menos recursos para investir, observa Rodrigues. "A área de cultivo cairá e haverá menos investimentos. Isso deve alterar a expectativa de uma grande safra em 2004", diz. A cultura do café é bianual, o que significa dizer que anos de boas safras são sucedidos por períodos de safras menores. A safra de 2002/03 somou 48 milhões de sacas, volume que cairá 40% no período 2003/04.

Produção mundial

A Organização Internacional do Café (OIC) estima que a produção mundial de café apresentará forte queda no período 2003/04, em decorrência da redução na safra brasileira. A entidade prevê que a safra mundial se situe entre 100,1 milhões e 102,4 milhões de sacas, um volume bastante inferior ao consumo mundial, projetado em 108,8 milhões de sacas. Calcula-se ainda que a receita mundial das exportações de café em 2002 tenha se situado em US$ 5,09 bilhões, valor inferior à média do agronegócio. A redução da oferta deve acentuar a tendência de alta nas cotações para o segundo semestre, embora o volume de estoques nas mãos dos países consumidores supere as 20 milhões de sacas, suficientes para um abastecimento de dois a três meses, segundo boletim elaborado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.