CI

Safra de café pode ser recorde em Rondônia

Café terá safra histórica com 3,2 milhões de sacas


Foto: Pixabay

Rondônia, um dos estados em ascensão na cafeicultura nacional, deve alcançar uma colheita recorde nesta safra, estimada em 3,196 milhões de sacas, conforme dados do primeiro levantamento da safra de café 2024 divulgado pela Conab. Essa projeção reflete os ganhos contínuos de produtividade que vêm impulsionando a produção ano após ano.

No ano anterior, Rondônia registrou um marco significativo ao ultrapassar a marca de 100 mil sacas exportadas pela primeira vez, totalizando 111,8 mil sacas de 60 kg de café verde e gerando receitas equivalentes a US$17,6 milhões. Os dados do Informativo Agropecuário de Rondônia, do Portal Embrapa, indicam que o volume exportado em 2023 foi 6% maior do que o ano anterior.

A nível nacional, a produção de café também apresenta um crescimento significativo, com estimativa de alcançar cerca de 58,082 milhões de sacas, impulsionada pela bienalidade positiva da cultura em 2024. Desse total, estima-se que 40,749 milhões sejam de café arábica e 17,333 milhões da espécie canéfora, representando um aumento de 5,5% em relação à safra anterior.

Os dados sobre a produção de café e outros produtos agropecuários são divulgados pelo Informativo Agropecuário de Rondônia, produzido pela Embrapa. Em sua décima terceira edição, o informativo fornece uma análise detalhada da estimativa da safra de grãos no estado, compilando informações de diversas fontes oficiais, como Conab, IBGE, Mapa e Emater-RO, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.