CI

Safra de cevada deve crescer 20%

Liquidez e qualidade tendem a influenciar decisão do produtor


A movimentação de compra de insumos e sementes e a busca por crédito sinalizam crescimento no plantio de cevada no RS. Segundo a Emater, a área deve ultrapassar os 40 mil hectares, superando os 35 mil ha da safra anterior. A partir do dia 15, começa o plantio nas regiões do Planalto, do Alto Uruguai e das Missões, que concentram 80% da produção estadual. Para o agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Doro, a qualidade e a liquidez da cultura em 2011 devem levar o produtor a semear uma área 20% maior neste ciclo. Outro chamariz deve ser o novo preço mínimo, balizado pelo do trigo Tipo Pão. A partir de julho, com o reajuste estabelecido pelo governo federal, o valor passará para R$ 30,05, o equivalente ao pago para a cevada Tipo 1.


Com a correção do preço mínimo, a expectativa é também para aumento da área com trigo, que no ano passado foi de 932,4 mil hectares. Mas o plantio ainda é incipiente. Segundo o assistente técnico de trigo da Emater, Ataídes Jacbsen, os produtores estão respeitando o zoneamento e aguardando condições de clima favoráveis. Segundo o especialista, por enquanto, apenas a região das Missões começou o cultivo. Jacobsen destaca que, conforme a normativa 38, que entra em vigor em julho, a classificação da safra gaúcha deve mudar em relação ao Tipo Pão. Segundo ele, considerando as características da safra de 2011, apenas 33% das 2,7 milhões de toneladas estariam enquadradas como tal. Pela regra anterior, seriam 86%. "Os cultivos estão evoluindo, mas esse pode ser um diferencial."
?
Detect language » Portuguese

?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.