CI

Safra de maçã também favorecida pelo clima (PR)

Paraná é o maior produtor de maçã precoce na época entre dezembro e fevereiro


Além das frutas de caroço, as festas natalinas contam com uva, morango e maçã que também são colhidos nesta época . A Região Metropolitana de Curitiba é o principal pólo produtor, mas há o Centro-Sul do Estado com destaque para a maçã e as localidades mais quentes, como Londrina e Maringá, com boas safras precoces de uva, pêssego, ameixa e também maçã. Não existe um levantamento sistemático oficial, segundo Hauagge, mas ele aposta que a safra de maçã será 10% maior. O Paraná é o maior produtor de maçã precoce na época entre dezembro e fevereiro, principalmente na RMC. Ele aposta no crescimento de produção de uva de mesa - a cultivar é propícia para pequenas propriedades familiares do porte de 5 a 6 hectares.

Hauagge explica que a qualidade das frutas está excelente neste ano. Ela aponta a ausência de pragas e de intempéries como os motivos para um safra saborosa. ''No ano passado houve geada precoce na primavera o que diminuiu a produção e alterou a qualidade. Não tivemos isso. Em locais de um volume maior de chuva ou de sombreamento pode afetar muito pouco o teor de açúcar, mas nada que prejudique a comercialização ou o paladar'', avalia.

Segundo ele, nos últimos dois anos, em função do preço do dólar em relação ao real, houve desestímulo à produção, mas não retração da área plantada. ''Um pomar leva cinco anos para dar retorno econômico. A recuperação deste ano serve como apoio para renovar plantas e invetir em tecnologias de produção'', alerta. (C.P.)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.