CI

Safra de soja do RS deve ser a menor em 10 anos

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a situação da estiagem e os seus efeitos negativos são muito variados


Foto: Leonardo Gottems

O estado do Rio Grande do Sul deve ter a menor safra de soja em dez anos no ano de 2022, de acordo com um novo relatório divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS). A situação acaba preocupando, já que desde 2012 o estado não tinha uma produção tão baixa.

“A entidade revelou nesta manhã a produção final estimada, de 9,54 milhões de toneladas, queda de 1,65 milhão de toneladas em relação à projeção anterior e de 10,4 milhões de toneladas em comparação com a estimativa inicial, de 19,94 milhões de toneladas, ou de 52,1%. Na comparação com a temporada 20/21, quando o estado produziu 20,42 milhões de toneladas, o recuo será de 53,3%. No caso do milho, a produção foi indicada em 2,7 milhões de toneladas, queda de 55,1% ante a estimativa inicial de 6,1 milhões de toneladas”, disse a AgroResource Brasil, comentando o estudo.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a situação da estiagem e os seus efeitos negativos são muito variados. “A Emater divulga médias estaduais e, em função disso, naturalmente elas poderão diferir muito dos números individuais de cada município ou de cada propriedade”.

Ele explica ainda que a média leva em conta a produção total do Estado, desde áreas mais atingidas até áreas pouco atingidas pela estiagem, que afeta as diferentes culturas, em função de diversos fatores como cultivar, época de plantio, tipo de solo, pluviosidade, etc., que são muito variáveis entre as regiões e mesmo dentro dos municípios. “Nossos números são baseados no volume de informações coletadas, mais de 90% dos municípios que cultivam soja e milho”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.