Safra de trigo de Santa Catarina deve crescer 47,5% esta ano
CI
Agronegócio

Safra de trigo de Santa Catarina deve crescer 47,5% esta ano

Por:

Santa Catarina terá neste ano uma de suas maiores safras de trigo da história, pelo que indica a colheita que iniciou na semana passada. A previsão é de uma produção de 135,7 mil toneladas, segundo o engenheiro agrônomo do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Icepa), Tabajara Marcondes. Isso representa um acréscimo de 47,5% em relação às 91,1 mil toneladas do ano passado.

Um dos fatores que contribuiu para este bom desempenho foi o aumento de área plantada, que cresceu 38%, de 51,8 mil para 71,6 mil hectares. O segundo fator foi o clima, que colaborou para o desenvolvimento das plantas.

Apenas uma pequena geada foi registrada em lavouras do Oeste, mas sem grande impacto na safra global. "Foram perdas localizadas", disse Marcondes. O terceiro fator para a boa safra, de acordo com o pesquisador do Icepa, foi o investimento em tecnologia dos agricultores, que aplicaram em adubação e tratamento das lavouras. Isso refletiu em aumento de produtividade.

O engenheiro agrônomo da Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa), Cládis Furlanetto, disse que no ano passado a média era de 25 sacas por hectare e, neste ano, deve chegar a 35 sacas na região Oeste. A Cooperalfa deve receber neste ano 400 mil toneladas de trigo, o dobro do ano passado. A safra nacional deve alcançar 5,1 milhão de toneladas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink