Safra de trigo no Paraná

Agronegócio

Safra de trigo no Paraná

Mas a colheita, que começou essa semana, revela que o Estado terá uma safra menor por causa do excesso de chuva
Por:
495 acessos

A área de trigo do Paraná aumentou cerca de 9% este ano. Mas a colheita, que começou essa semana, revela que o Estado terá uma safra menor por causa do excesso de chuva.

Não está sendo fácil encher o caminhão. O seu José Luiz Kolarovic plantou 80 hectares de trigo no município de Rolândia, no norte do Paraná. Ele esperava colher 60 sacas por hectare, mas vai tirar do campo menos de 30. A qualidade dos grãos também caiu muito.

Será assim para muitos agricultores. Em mais da metade da área cultivada com trigo no Paraná, eles vão amargar prejuízos de até 80% na produção. Tudo por que choveu bem mais do que a lavoura precisava.

O excesso de umidade favoreceu o ataque da brusone e da gyberella, doenças provocadas por fungos.

Além da queda na produção, os agricultores estão preocupados com o preço baixo. Essa semana, a saca do trigo de melhor qualidade foi vendida no Paraná por R$ 25, um valor abaixo do mínimo do governo que é de R$ 31,80.

Em Rolândia, o seu Oridis Festti não se conforma com a situação. “A melhor coisa, às vezes, é dormir. Vai fazer o quê? Vai à toa para ficar sofrendo à toa”, falou.

Em Cascavel, o analista de mercado Tony Silva disse que há três motivos para o preço baixo do trigo. “A oferta é maior do que a demanda. Isso pressiona os preços. Em segundo plano, acompanhamos um câmbio mais forte, ou seja, o real mais forte perante o dólar, o que barateia as compras nos moinhos de trigo internacional, ou seja, é mais uma pressão. Em terceiro lugar, a pior das pressões é a falta de recursos federais para comprar a produção no momento em que ela está sendo colhida, ou seja, o produtor mais uma vez se encontra na chuva”, explicou.

O trigo novo está chegando e as cooperativas do Paraná ainda mantêm 10% da safra do ano passado parada nos armazéns.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink