CI

Safra de uva deve ser 20% menor

Depois de projetar uma das melhores safras de uva de todos os tempo, a colheita gaúcha avança com a projeção de quebra de 20%


Depois de projetar uma das melhores safras de uva de todos os tempo, a colheita gaúcha avança com a projeção de quebra de 20%. A nova previsão foi divulgada ontem (16) pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que indicou produção entre 560 e 600 milhões de quilos. Na safra passada, o RS teve a maior vindima da sua história (707,2 milhões de quilos). De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Alceu Dalle Molle, a principal causa do recuo é a estiagem que afetou o Estado, que é responsável por 90% da elaboração nacional de vinhos e 55% da produção de uvas. O granizo que atingiu parreiras, principalmente da Serra, no final do ano passado também colaborou. Mas, conforme ele, em proporções bem menores do que a seca.


Mesmo com o prejuízo em volume, a safra de 2012 deve ser a terceira maior da história do RS, só perdendo para a de 2011 e a de 2008, que teve a colheita de 634 milhões de quilos de uva. "A perda é irreversível. Os grãos já estão formados agora, só irão amadurecer", salienta o diretor-executivo, Carlos Raimundo Paviani. Contudo, em ano de La Niña, a qualidade será destaque. "A menor quantidade será compensada, se o clima continuar favorável, por uma excelente qualidade da matéria-prima", diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.